Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Tempo seco aumenta problemas de saúde em cães e gatos

PUBLICIDADE

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Rayya The Vet/Creative Commons Foto: Estadão

Todo ano, na época do inverno e primavera, sofremos com períodos sem chuva. Como consequência, o ar fica mais carregado e o tempo seco começa a causar desconfortos. Nas cidades grandes a situação é ainda pior por conta da poluição. Mas não são só os humanos que sofrem com essa condição climática. Cães e gatos podem apresentar problemas de saúde. Fique ligado nos primeiros sinais e leve ao veterinário.

PUBLICIDADE

Os hospitais humanos, nessa época, recebem diversos pacientes com queixa de problemas respiratórios. Um dos motivos é a secura do ar, aumento de queimadas e até alergia. Nos cães e gatos não é diferente.

Peludos idosos sofrem mais e podem apresentar os mesmos problemas respiratórios que os humanos. Porém, um problema que poucos percebem, mas muito comum nessa época, é a conjuntivite.

Causada por diversos fatores, a conjuntivite nos cães e gatos tem origem diferente. "Nos cães, as causas mais comuns de conjuntivite estão relacionadas ao ressecamento da superfície ocular e quadros alérgicos, normalmente associadas a infecções bacterianas. Nos gatos, a conjuntivite viral é mais comum" explica Dra Mariana Terzariol Barbosa, médica veterinária Especializada em Oftalmologia Veterinária.

A veterinária confirma que é mais comum que esse tipo de doença ocorra em períodos mais secos do ano: "Nessa época, há uma maior tendência ao ressecamento da superfície ocular principalmente nos animais que possuem olhos mais proeminentes, como shitzus, pugs, buldogues e pequineses". Outro fator, também consequência do tempo seco, é uma maior exposição dos animais à poluição, partículas dispersas no ar, pólen e outros fatores ambientais que podem provocar conjuntivites alérgicas.

Publicidade

Sinais que seu peludo está com desconforto no(s) olho(s)

Donna Brown/Creative Commons Foto: Estadão

  • Coceira na região dos olhos
  • Dificuldade de abrir o(s) olho(s)
  • Olho vermelho
  • Inchaço das pálpebras e conjuntivas
  • Presença de secreção ocular
  • Desconforto ocular com fechamento involuntário das pálpebras
  • Lacrimejamento em excesso
  • Alteração da coloração do olho, quando há comprometimento da córnea.

School of Veterinary Medicine and Science University of Nottingham, UK/Creative Commons Foto: Estadão

Preste muita atenção a qualquer um desses sintomas. "Em casos graves e crônicos pode haver comprometimento visual, por isso, a conjuntivite nos animais não deve ser negligenciada" alerta Dra Mariana.

Ao notar a ocorrência de um ou mais sinais relacionados à conjuntivite, leve o animal ao veterinário, se possível em um especialista em oftalmologia veterinária.

A conjuntivite dos cães e gatos é transmissível aos seres humanos?

Publicidade

A Dra Mariana responde: "Não se preocupe, a conjuntivite que acomete cães e gatos não é transmitida para o homem, assim como a conjuntivite do homem não é transmitida para os animais".

Soluções práticas para o tempo seco

Carl Lien/Creative Commons Foto: Estadão

  • Evite passeios em horários muito quentes, em locais com muitas partículas dispersas no ar e vento forte pode ser benéfico na tentativa de proteger os olhos do nosso "melhor amigo".
  • Evite que os animais fiquem expostos ao vento na janela dos carros, por exemplo. Principalmente nos animais com olhos mais proeminentes. Porém é importante lembrar que além de ressecamento ocular, esse hábito pode favorecer a entrada de corpo estranho na córnea e conjuntiva, o que pode provocar lesões oculares como ceratites e conjuntivites mais severas.
  • Pingue colírios que mimetizam a lágrima. O uso pode ser indicado em alguns casos. Porém, é importante que seja orientado por um profissional qualificado.
  • Use umidificadores de ar. O uso pode trazer benefícios e melhora na qualidade do ar, no ambiente onde o animal vive. Porém, se outros fatores importantes também estiverem relacionados a ocorrência de conjuntivite nos animas, seu uso isolado não será suficiente.
  • Limpe, com solução fisiológica, a região dos olhos. Seu uso é importante também para que se possa remover cuidadosamente a secreção que pode estar aderida aos cílios e pelos. Outra opção é a limpeza da região ocular com água filtrada.

Como tratar a conjuntivite?

"Normalmente são necessários usar colírios e limpar a região ocular para remoção de secreção, quando presente. A duração e composição do tratamento podem variar de acordo com a causa da conjuntivite. Pode ser mais breves, em alguns casos de quadros alérgicos, por exemplo, ou até mesmo contínuo por toda a vida do animal, quando há conjuntivites autoimunes" ensina Dra Mariana.

Publicidade

WATERBOYsh/Creative Commons Foto: Estadão

Pode parecer frescura, mas a oftalmologia veterinária é uma especialidade cada vez mais difundida e presente nas diversas regiões do país, dada sua importância. Por isso, não deixe de levar seu "melhor amigo" para uma avaliação oftalmológica frente a qualquer alteração ocular.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.