Foto do(a) blog

Impressões sobre a vida e seus arredores

Apaixonado por uma voz

Ele se arrepia quando ela pergunta: morango ou chocolate?

PUBLICIDADE

Por Raul Drewnick
Atualização:

Luís se lembra de um conto de Machado de Assis em que um rapaz se apaixona pelos braços de uma mulher. Quando o leu, há muitos anos, achou aquilo coisa de escritor. E escritor antigo, de um tempo no qual as mulheres não se exibiam tão generosamente como agora.

PUBLICIDADE

Apaixonar-se por um par de braços hoje é algo totalmente sem nexo, ele pensa, sorrindo com a superioridade de um homem do século XXI.

Ele está apaixonado por uma voz. Apaixonar-se por uma voz não lhe parece um disparate. Se alguém lhe dissesse que é, traria o autor da infeliz opinião ao banquinho do shopping em que ele está sentado agora, diante da máquina de onde Márcia vai tirando e servindo sorvetes.

Há três dias, desde que a voz o atingiu em pleno coração, ele, que trabalha em outra loja no shopping, usa sua hora de almoço para ficar ali sentado, ouvindo Márcia perguntar: de morango ou de chocolate?

Nesses três dias, não se atreveu a entrar na fila. Sabe que, se ela lhe perguntar se é de morango ou de chocolate, ele se transformará numa estátua.

Publicidade

Alguém lhe toca o ombro. É um rapaz que trabalha com ele e que o convida:

"Vem tomar um sorvete, Luís."

Ele diz que não quer.

"Vamos, seu pão-duro. Eu pago", insiste o rapaz e o puxa pelo braço.

Márcia precisa atender três fregueses antes deles e conversa agora com o primeiro, que lhe diz alguma coisa engraçada. Ela ri, e Luís olha para todos os lados, menos para ela. Que riso, meu Deus, que riso. Começa a suar frio.

Publicidade

"Está se sentindo mal?", estranha o colega.

"N...n...ão. Tudo bem."

"Nem tomou o sorvete ainda, e já está gelado..."

Chega a vez deles. Sem dizer nada, Márcia passa um sorvete de morango ao colega de Luís e pergunta a este:

"Morango também?"

Publicidade

Ele faz que sim, com a cabeça. Treme ao pegar o sorvete, quase o deixa cair. Vai enfiando a pazinha e lambiscando, enquanto o colega diz a Márcia:

"Às oito, então?"

"Às oito, lá."

A partir daí, Luís não ouve nada até o momento em que, já de volta à loja, o colega lhe diz:

"Ah, essa Márcia. Isso é que é mulher! Que saúde! E que fogo ela tem na hora H, Luís! Uuuhhh! Se você visse... Só a voz é esquisita, você não acha? Não sei, parece assim meio... meio... voz de homem. Mas as pernas... Luís, você já viu pernas iguais? Vou dizer, eu sou apaixonado por aquelas pernas! Apaixonado!"

Publicidade

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.