PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direto de Paris, um olhar para a moda sem fronteiras

Para sempre Bettina!

Por Igi Ayedun
Atualização:

Azzedine Alaïa abre as portas de sua galeria para homenagear umas das modelos mais icônicas do século 20.

Bettina @divulgação

É impressionante como a imagem de uma só mulher pode concentrar um capítulo intenso da história da moda. Isso porque estou falando da francesa Simone Micheline Bodin - muito mais conhecida como Bettina: ícone de beleza, modernidade e elegância da verdadeira era do glamour.

O estilista Jacques Fath foi o grande responsável pelo apogeu da modelo quando decidiu mudar seu nome de Simone para Bettina, no início dos anos 40. Fath foi um dos costureiros mais aclamados e influentes da época, verdadeiro mestre da Alta Costura e sedento por juventude. Você sabia que Hubert de Givenchy, Guy Laroche e Valentino Garavani aprenderam tudinho com Fath? Sim, tudo que ele tocava virava ouro e durava para sempre. Sorte da cintura marcada e de Bettina que alcançou sucesso imediato!

PUBLICIDADE

Estampando capas (e páginas) de publicações como VOGUE e ELLE, Bettina se tornou a sintetização da Parisiense chique do pós guerra, exibindo criações de Dior, Balmain, Grès, Chanel, Givenchy, Fath e outros, para as lentes de Erwin Blumenfeld, Bresson, Horst, Irving Penn, Robert Doisneau, Willy Rizzo, Henry Clarke, Charbonnier... Seu

Publicidade

visage

foi até mesmo imortalizado por René Gruau ao transformá - lo em ilustração.

Bettina @divulgação

Hoje, essa coletânea de mais de quarenta imagens de sua carreira se torna exposição em cartaz na galeria do designer Azzedine Alaïa - o homem que mais entende sobre mulheres. Ontem fui prestigiar a vernissage de abertura, que contou com a presença de Kenzo Takada, Marc Ascoli, Carla Sozzani e toda nata do circuito #gentequefaz europeu. Contudo, nada foi mais lindo do que encontrar a própria Bettina cheia de vitalidade aos 89 anos, revisitando o passado através de obras que marcaram sua trajetória e a de todos nós amantes desse fenomêno chamado Moda.

A exposição fica em cartaz de hoje - 13 de novembro, até 11 de janeiro de 2015. Quem estiver com passagem marcada não pode perder! A entrada é gratuita, todos os dias das 11h às 19h.

Publicidade

Galerie Azzedine Alaïa - 

18 rue de la Verrerie, 75004 Paris

  Â