PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direto de Paris, um olhar para a moda sem fronteiras

Temporada Masculina -- PFW -- DIA 2

Por Igi Ayedun
Atualização:

De Balmain à Lacoste, segundo dia da temporada masculina parisiense agita a cidade!

Segundo dia da Paris Fashion Week - temporada masculina - e o dia começou cedo com a grife Issey Miyake. Confesso que cheguei na região do 14éme, local do desfile, sem muitas expectativas para a coleção. Não que isso seja uma coisa ruim, longe de mim! Mas a verdade é que a Issey possui uma identidade tão concisa e verdadeira, disseminando através de gerações a sua essência japonista, que fica difícil imaginar que poderia ser diferente.

Entretanto, logo no primeiro look... Surpresa! Yoshiyuki Miyamae, diretor criativo da grife, deixou um pouco de lado a obviedade do universo oriental para embarcar de cabeça no século 19 e no

dandismo

nato do artista Charles Renne Mackintosh. Aquelas roupas fresquinhas, diurnas e orgânicas do ultimo Verão deram lugar para ternos ajustados em

Publicidade

shantung

, casacos em veludo

devoré

, cintura alta para eles e o truque de

styling

Publicidade

mais moderno da elegância que revela o poder das echarpes, ora amarradas no pescoço e soltas ao vento, ora impecavelmente ajeitadas no interior do colarinho da camisa fazendo a vez da gola rolê. Perfume Aristocrático no ar revitalizando o que entendemos por verdadeiros

gentlemans

. Issey Miyake Men em uma frase? Podre de chique!

Em seguida, corri para o

pop-up showroom

Publicidade

da Valentino, que desfilou no primeiro dia da temporada, para conferir os detalhes da coleção de Inverno 2015. Acho que você já sabe que dilacero uma grande paixão por

showrooms

, né?

PUBLICIDADE

Maria Grazia Chiuri e Pierpalo Piccioli, duo criativo a frente da maison, mais uma vez uniram o universo da grife com as artes dissecando um novo capítulo das suas obsessões pelo universo mítico e simbolista. Por mais que a silhueta não seja a mais inovadora, na minha opinião a chave da genialidade da dupla (hiper dinâmica) está em adicionar um

twist

Publicidade

artístico às suas coleções, evitando assim a tal banalidade.

Cores emblemáticas, corujas, estrelas, flores, lua e mariposas eram os personagens da vez, literais ou desmembrados - onde a ponta de uma estrela em uma jaqueta se transformava em um

patchwork

triangular de um

trench-coat

Publicidade

, bordados ou aplicados sobre superfícies em feltro. Aliás, uma dica ótima bem Valentino Inverno 2015 de ser para se guardar é: Aposente o moletom e dá-lhe feltro!

Depois do almoço, bloqueei o início da tarde para entrevistar o designer e diretor criativo da Lacoste, Felipe Oliveira Baptista. Mas isso, eu conto tudo mais pra frente em uma matéria mais que especial.

E então, no tempinho que me restava quase no comecindo da noite corri até a Place Vendôme para assistir a presentation privé da Balmain, onde Olivier Rousteing apresentava sua coleção de inverno masculina. E nossa, quanto glamour! Olivier continua seguindo a risca as diretrizes da #BalmainArmy onde a influência militar a cada temporada se confirma como o retrato exato da maison Balmain dessa geração.

Nesse caso o militarismo estava nos detalhes, como bordados, brasões, botões e abotoaduras inspirados no vestuário do militarismo de gala. Contudo, a coisa não parou por aí! A cultura pimp e o hip-hop também invadiram a cena revelando um exército de calças baggy (sim, mais uma vez) e promovendo aquele gorrinho ao status de peça chave da estação para uma alfaiataria-desejo pop e descomplicada.

Assim, a noite caiu e eu fui prestigiar os três principais eventos que agitavam a noite de quinta-feira na Cidade Luz. Sim, os três!

Publicidade

Primeira parada, coquetel na loja Colette - como eu contei aqui - para conferir a vernissage do artista plástico Gary Baseman para celebrar a sua colaboração especial com a grife Coach. Evento badaladíssimo, que reuniu nomes quentes da cena fashionista parisiense e ainda rolou performance-pintura-freestyle do próprio Gary nas paredes da Colette! Grafiteiro, só que não.

Segunda parada, outro coquetel na loja da Issey Miyake também em formato vernissage na abertura da expo "Deep Sea" dos artistas Yusuke Takahashi e Claire Nouvian que desenvolveram a estamparia da mais recente coleção masculina de Verão 2015, que não coincidentemente foi lançada ontem nas lojas.

E para terminar, super festa na Pont Alexandre III para prestigiar o lançamento da LT12 da Lacoste que consiste em uma série de raquetes e uma coleção de roupas e acessórios criada especialmente para essa nova linha. Teve Gustavo Kuerten e David Luiz, música boa e claro - muito champagne!

Festa Lacoste LT12 @cortesia

Não que a vida seja fácil... Mas ah, não há nada de mal em querer se divertir um pouquinho. Não acha?

Publicidade

Que venha mais #PFW!

Um beijo.

@igiayedun

p.s. Prometo que soltarei o vlog amanhã!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.