Foto do(a) blog

Um blog com estilo

Jardins das maravilhas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Fez sol nos bosques dos Jardins da Inglaterra durante a última semana. Por entre os galhos das árvores, a luz dourada formava faixas diagonais, deixando o verde das folhas com tom de oliva. Mas tanto bucolismo não acalmou a equipe que trabalhava freneticamente entre as árvores, cuidando dos últimos retoques na maquiagem e no cabelo.

PUBLICIDADE

A fotógrafa

Kirsty Mitchell

(cuidado para não confundi-la com outra Kirsty Mitchell, a atriz de Hollywood), que comandava a seção de fotos, descreveria a cena em seu blog como "Caos. Um glorioso caos." O motivo para estarem ali a fotógrafa, uma modelo, maquiador, gente cuidando de luz e quem mais fosse necessário era um ensaio fotográfico bastante singular. E, embora a apreensão das pessoas não sugerisse o mesmo, aquela era a recriação de um País das Maravilhas.

Paraíso |

Publicidade

O projeto leva o nome de

Wonderland

. Um ensaio surrealista que parece mesclar elementos de Tim Burton,

As Crônicas de Nárnia

,

A Fantástica Fábrica de Chocolates

Publicidade

e até clipes da cantora francesa Emilie Simon. E quase tudo ali é real.

Repare na primeira imagem deste post, por exemplo. Um navio antigo em miniatura salta das páginas de um livro mais antigo ainda, como que incitado por uma fada da floresta. Na vida real, o navio de fato sai do livro - para criar o efeito, foi feita uma abertura entre as páginas (para o desespero dos apreciadores de alfarrábios). O máximo de esforços para o mínimo de Photoshop. "A edição nas imagens é para lapidar, não para criar", conta Kirsty, em seu blog.

Já era a segunda produção do dia (o que incluía: segundo traslado, segundo cabelo, segunda montagem do material etc.). E até o pôr-do-sol havia mais três. De fato, um glorioso caos.

Esconderijo |

Uma das locações foi encontrada por acaso. A imagem ganhou o nome de

Publicidade

Secret Garden

(jardim secreto, na segunda imagem). Kirsty procurava por um campo de papoulas. Chegou a pesquisar internet afora, quando recebeu um convite de uma estranha para que visitasse seu jardim. Não havia papoulas lá, mas a quantidade de hortências fez com que a foto inteira saísse em índigo.

Conto de fadas |

Tudo no ensaio é extremamente lúdico. Nada mal para alguém vinda de um lugar chamado Jardins da Inglaterra (poético, não?). O talento para adaptar as referências tem motivo: Kirsty estudou História da Arte e figurino para cinema antes de se apaixonar por fotografia.

O projeto Wonderland ainda não acabou. E não dá sinais de que esteja perto do fim. Mas Kirsty parece não ligar, ainda mais quando termina uma nova imagem. "É como ter um pedaço real de um mundo de fadas", ela diz. As aventuras da fotógrafa e sua equipe pelo reino da fantasia pode ser acompanhada em seu

Publicidade

blog

. Só tome cuidado para não se perder na tênue linha entre realidade e sonho do trabalho de Kirsty.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.