Foto do(a) blog

Um blog com estilo

O embrião da nova Huis Clos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

"Uma mistura do sportwear com uma roupa mais sofisticada, como sempre." Quem faz a previsão sobre o desfile da Huis Clos - marcado para começar daqui a pouco, às 18h - é a consultora Lu Ribeiro, professora de comportamento do consumidor na escola de moda Sigbol Fashion. Lu se refere à harmonia de materiais e ao uso de tecidos nobres.  A cartela de cores é tradicionalmente "bem chique", com tons neutros, mas pincelados com uma ou duas cores bem fortes.

PUBLICIDADE

A marca vem passando por um processo de rejuvenescimento desde que Sara Kawasaki substituiu Clô Orozco no processo criativo, em 2008. Isso trouxe comprimentos menores, mas nem tanto. "A Huis Clos é muito tradicional. Não deve trazer mudanças muito bruscas." Quer um palpite? Os anos 80 continuam inspirando.

A grife Era 1977 quando uma estudante de sociologia e teatro resolveu partir para o mundo da moda. A moça, Clô Orozco, tinha como hobby fazer peças de roupa usando a técnica indonésia do batique, um resquício da geração hippie, até que começou a trabalhar no ateliê de uma tia. Logo as peças ficaram famosas e surgiu a Huis Clos. Hoje, a marca tem três lojas em São Paulo e está presente em 50 multimarcas pelo Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia. Clô também toca a Maria Garcia, uma marca para mulheres mais jovens e ousadas. A grife participa da SPFW desde a coleção inverno 2004.

Como foi o Inverno 2009 A inspiração veio do livro The Power of Glamour, de Annette Taert, que fala sobre divas de Hollywood. Isso deu um clima de anos 40 à coleção, com alfaiataria e uso de peles. Já sob criação de Sara Kawasaki, as roupas vieram mais jovens, sobretudo no comprimento, mais curto. O preto predominou e muitas peças ganharam correntes.

E também o Verão 2010 Os anos 80 podem ser o ponto de partida sem que o resultado seja caricato. Mesmo usando o verde limão. Assim foi a premissa do verão da Huis Clos. Os vestidos curtos, novidade da coleção anterior, apareceram novamente. Além deles, vieram os macacões. Elásticos deixaram as peças mais modeladas no corpo. Aqui e ali, uma peça mais esvoaçante, como as parkas com decote drapeado ou as mangas bufantes das blusas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.