PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um blog com estilo

O escândalo das joias de Fernanda Young

Por Frederico de Almeida
Atualização:

Fernanda Young e Marcela Ayd juntas: são Ayd von Young

PUBLICIDADE

Fernanda Young já escreveu livros, fez roteiros de filmes, já posou nua. Mas joias? Nunca. Até agora. Em junho, começou criando peças (para uso pessoal) com a amiga de infância, Marcela Ayd, até se juntarem de vez para lançar a Ayd von Young, em dezembro, na

Pelu

. Atualmente, tudo fica guardadinho na casa dela, no bairro paulistano de Higienópolis, aguardando o momento certo para voltar às lojas. Foi lá que o

Moda

Publicidade

conheceu as obras-primas - de gaiolas a giletes, de flores a falos.

Os miniobjetos são falos de ouro 18 quilates, combinados com colares de bolas inspirados em Chanel e um terço de ônix, facetados com pingente de lâmina

"Não é uma coleção erótica", afirma Fernanda. De fato. Apesar dos pingentes e fechos em formato de pênis, há outras peças vintages que agradam desde mulheres ousadas às mais recatadas. Uma referência forte foi Coco Chanel: um colar de bolas brancas e pretas com um pingente de lâmina de ouro. "Não tenho dúvidas de que Chanel teria todas", diz.

A peça 'Phalloi'

A referência não é à toa. Quando decidiram montar a marca, o anel 'Acompanhado' veio para completar o clássico modelo 'solitário', que elas batizaram de 'Antes só do que mal-acompanhado'. Dá para entender melhor na foto abaixo. Usando os dois modelos juntos, a peça muda o nome para 'Suruba'.

Publicidade

Outro destaque é o anel 'Boa Noite Cinderela', feita com um ouro mais fosco e grosso e que tem um rubi em forma de coração. O detalhe é que a pedra revela um compartimento secreto: o que será que poderia ser guardado ali?

Quase 100 peças, de toda a criação das amigas, foram produzidas. O próximo passo será estruturar a empresa e buscar uma fórmula para tornar as joias da Ayd von Young mais acessíveis. "Queremos que mais pessoas possam comprar", diz Marcela. Por enquanto, apenas amigos e colegas de trabalho compraram as criações.

Em formato de peixe e piano de cauda, os anéis são superleves

A modelo Fernanda Lima foi fotografada usando as gaiolinhas vintages recentemente em uma festa de Isabela Capeto. O diretor de TV Jorge Fernando comprou uma corrente de falo. Hebe Camargo tem um terço com um H e a imagem de Santa Clara. A estilista Daniela Helaye, da marca Issa, entrou na passarela da Semana de Moda de Londres usando um 'Acompanhado', e o maquiador Duda Molinos elegeu (e sequestrou!) seu modelo preferido assim que o viu: também um 'Acompanhado' de brilhantes.

Aprisionado, um coração balança dentro das gaiolinhas de Fernanda Lima

Publicidade

"São peças feitas para mulheres que trabalham feito loucas, cheias de responsabilidade, que cuidam dos filhos, correm o dia inteiro e podem se dar ao luxo de comprar uma joia", conta Fernanda. Elas até pensaram em fazer peças mais 'day by day', mas optaram por uma coleção com uma identidade marcante. "É nossa primeira série, precisava ser forte", diz Fernanda Young.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.