Foto do(a) blog

Crônicas do cotidiano

Fui no Sujinho e paguei no cartão

Cai a fama do restaurante que só recebia em dinheiro

PUBLICIDADE

Por Ricardo Chapola
Atualização:
Ilustração: Felipe Blanco Foto: Estadão

Nada contra o apego a tradições, desde que elas tenham ao menos alguma simbologia. A maioria delas não têm. Meu pai, por exemplo, faz compras e paga tudo no talão de cheques. Isso representa só duas coisas:

1) que ele é um tiozão da resistência à onda moderninha;

2)que nasceu pronto para frequentar o Sujinho.

O Sujinho é um restaurante de São Paulo popular pela comida, pelo funcionamento quase full-time e por manter um costume um tanto quanto, digamos, irritante: não aceitar cartão.

______________________________________________

Publicidade

Acompanhe Crônicas de Ricardo Chapola pelo Facebook

(Clique em "obter notificações" na página)

Novas crônicas todas as quintas-feiras.

Twitter: http://twitter.com/ricardochapola

PUBLICIDADE

______________________________________________

Publicidade

Mesmo assim, o lugar está sempre lotado, tanto de pessoas iguais ao meu pai - entusiastas do papel moeda - quanto iguais a mim - que abdicou do uso do dinheiro depois de descobrir que é possível viver sem ter que lidar com moedas.

PUBLICIDADE

Clientes da segunda categoria sofrem mais. Nós nunca estamos preparados ao receber os inesperados convites para uma cerveja no Sujinho. Quando acontece, é certo: carteiras vazias. Há duas opções: desistir ou não. A opção mais fácil é desistir. Não falta em São Paulo lugarque aceite cartão. Mas, às vezes, possuídos pelo desejo de uma bisteca, somos nobres guerreiros a enfrentar distâncias broxantes na busca de qualquer caixa 24h.

Tudo isso foi em vão: a braveza, a luta, o suor derramado pelo dinheiro. Não era preciso. E jamais deve ter sido. O Sujinho passa cartão. Passaram o meu, na semana passada, quando percebi que estava sem dinheiro depois de já ter enchido a cara e a barriga. Ó, taquí a nota:

 Foto: Estadão

Liguei lá mais tarde perguntando se o Sujinho tinha resolvido ficar descolado. "Só aceitamos dinheiro ou cheque, senhor", me explicou Francisco, o gerente do restaurante. "Cartão apenas em caso de emergência", emendou o funcionário.

Eu apenas ri, chacoalhando o canhoto do outro lado da linha, orgulhoso da minha conquista. Não tem mais como escapar. Sujou de vez.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.