Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Estamos preparados para viver mais tempo?

Recentemente li um informativo da Universidade de Melbourne, na Austrália, acerca de um curso cujo título é "Reconsiderando o envelhecimento: estamos mesmo preparados para viver mais tempo?". Este tema chamou a minha atenção sobre de que maneira podemos nos preparar para vivermos 20 ou 30 anos mais do que a média.

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:

A população mundial está envelhecendo. Mas de que forma o tipo de trabalho, estilo de vida, alimentação, ambiente e atividades físicas interferem no futuro? Respondo com base em minha experiência profissional que todos esses fatores modificam significativamente o tipo de idoso que a pessoa será.

PUBLICIDADE

É possível programar uma velhice com mais qualidade de vida mudando, agora, alguns hábitos. Acho importante combater o sedentarismo. Uma pesquisa norte-americana mostra que, por ano, morrem mais de 1 milhão de sedentários. A ideia não é se tornar um atleta, mas incluir alguma atividade física em sua rotina, como: caminhada, hidroginástica, natação,musculação pelo menos três vezes por semana, essa atitude vai modificar o tipo de idoso que você será.

Alimentação é a segunda da lista. Vale mesmo a pena continuar a comer aquela carne cheia de gordura, carboidrato em excesso sem legumes, verduras e frutas? Que tal a moderação? Pessoas que não dão atenção ao que comem podem enfrentar algumas doenças ou viver uma velhice com sérias restrições alimentares.

O terceiro item é a vida social, tema que já abordei aqui na minha coluna. A forma com que você se doa às pessoas e tem uma vida social ativa também fará diferença no seu futuro. Fazer parte de grupos, clubes, sociedades e ter amigos é fundamental para ter uma vida saudável hoje e na velhice.

Saúde é a quarta da nossa lista, mas não menos importante. Cuidar dela fazendo exames periódicos é fundamental para ter qualidade de vida no futuro. Sempre ouvimos dizer que prevenir é melhor que remediar. Esta frase vale muito na hora de tratarmos uma doença. Pense nisso.

Publicidade

Talvez você não esteja preparado para viver mais. Minha recomendação é mude sua vida agora, mesmo que você tenha 30, 40 ou mais de 60 anos. Tenha certeza que pequenas mudanças fazem grandes diferenças no futuro. Viva mais e melhor.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.