PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Pare agora e viva mais depois. Saiba por quê

Hoje meu convidado é o Dr. Marcos Soares Tavares, pneumologista do Hospital 9 de Julho.

Por Marcelo Levites
Atualização:

Calma, não vou sugerir que faça nada absurdo. Mas o que tenho a dizer vai te deixar sem fôlego, ou melhor, com mais fôlego. Sim, vou falar sobre cigarro. Hoje o fumo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. A cessação do tabagismo está associada a benefícios de saúde substanciais para todas as faixas etárias e, claro, quanto mais cedo se para, obviamente melhor.

Os benefícios fazem parte de uma infindável cascata de eventos positivos no organismo. Diminui consideravelmente a propensão de desenvolver doenças como infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica - a DPOC - comumente conhecido por enfisema.

PUBLICIDADE

Parar de fumar não é fácil. Algumas pessoas irão conseguir através de terapia comportamental outras irão precisar de tratamento com medicamentos. Existem aquelas que um dia acordam e decidem não pegar mais no cigarro e assim o fazem, outras, tem recaídas.

Há vários caminhos, porém, manter acompanhamento médico é fundamental, mesmo que não seja necessário o uso de medicamento para parar o tabagismo. Lembre-se: parar de fumar melhora a sua saúde, não importa sua idade e o tempo que você fumou. Viva mais e melhor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.