Foto do(a) blog

Dicas para viver melhor e se possível por mais tempo

Vamos pedalar?

Hoje o meu convidado é o Dr. Ricardo Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho.

PUBLICIDADE

Por Marcelo Levites
Atualização:

Uma grande diversão surge como alternativa para transporte saudável e rápido: a bicicleta. Mas, como tirar proveito daquela que um dia foi chamada de "magrela"?

PUBLICIDADE

A primeira pergunta a ser feita é: você sabe pedalar? Parece tarefa simples mas exige coordenação e equilíbrio que muitos não tem por não ter aprendido o movimento na infância. Claro que o "antes tarde do que nunca" se aplica aqui também, mas a tarefa pode ser difícil e exige treino antes da aventura pelas ruas das grandes cidades.

A escolha da bicicleta passa por dois caminhos: seu objetivo e seu bolso. As bicicletas para uso urbano devem ser leves, contar com um sistema de amortecimento, uma eficiente troca de marchas, selim (banco) confortável e boa regulagem, providências que o remetem diretamente ao seu bolso.

Já com a "bike" na garagem, vem a regulagem. Note que essa é feita individualmente, como no carro, que você deve acertar antes de iniciar a jornada. E como nesse, o ajuste começa pelo selim.

A altura do selim deve corresponder ao tamanho aproximado das pernas. Ficando em pé, com os dois pés calçados e apoiados no chão, meça a distância entre a região do períneo e o solo e, com o seu resultado, ajuste o banco. Sentado, o pedal deve ser apoiado sobre a parte mediana dos pés (ossos metatarsianos), ou seja, um pouco atrás do início dos dedos.

Publicidade

Preste bastante atenção ao seu posicionamento pois um erro nesse passo significará perda de eficiência e dor nas costas, quadris e pernas se o selim ficar mais alto do que deveria.

Com o selim mais baixo do que a medida correta, os transtornos tendem a se concentrar no joelho, mais especificamente na articulação da patela com o fêmur, pois o trabalho em flexão demasiada leva a sobrecarga desnecessária, além de menor eficiência da pedalada.

Sentado, acerte a altura do guidão. Deverá permitir acesso fácil dos controles, freio, buzina e marchas, mantendo os cotovelos em leve flexão e os ombros à frente discretamente.

O ritmo para as longas distâncias, como as percorridas nas grandes cidades, deve ser constante em número de rotações por minuto e depende da sua aptidão física atual. Variações podem levar a sobrecargas indesejadas e a lesões.

Por último, mas não menos importante, use todos os truques e acessórios para sua proteção, como capacetes, luvas, proteção para os ombros e cotovelos para eventuais quedas que são raras mas podem acontecer.

Publicidade

Lembre-se sempre que atividade física deve trazer alegria e prazer em primeiro lugar. Faça a escolha certa e seja feliz.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.