1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Época de quê?

O Estado de S. Paulo

23 Agosto 2014 | 06h 00

Pesquisa revela que população não conhece a sazonalidade dos alimentos

Uma pesquisa feita pela BBC descobriu que nove entre dez britânicos não sabem qual a melhor época para comprar frutas e vegetais, ou seja, não têm conhecimento da sazonalidade dos alimentos. Isso, porém, não é um problema apenas da amostragem de 2000 entrevistados: com exceção de lugares com uma cultura alimentar muito forte, como Japão, as pessoas não conhecem o período ideal para consumir cada produto.

 “O diagnóstico que se faz é o seguinte: muita gente compra comida pronta, congelada, processada, e acaba perdendo uma conexão com o alimento”, comenta Luiz Américo Camargo, colunista do caderno Paladar, para a Rádio Estadão. Nesse processo, os consumidores deixam de comprar alimentos quando eles estão em seu ápice, na estação certa, e quando estão mais baratos.  

Ele adiciona que pessoas que não sabem a época dos alimentos tendem a não mexer em seus hábitos alimentares: “se você for a um restaurante japonês, por exemplo, todo mundo sempre quer comer atum. Mas atum não dá o ano inteiro, então às vezes você tem que buscar em mares distantes para ter o suprimento constante. Ninguém pergunta qual é o peixe bom da época”, diz. 

Apesar de a Inglaterra ter feito revoluções alimentares nos últimos 20 anos, sua população ainda tem pouca noção da sazonalidade - e isso acontece também no Brasil. Na cultura japonesa, no entanto, as pessoas têm mais intimidade com estas informações: “elas estocam pouca comida, até porque não têm lugar para armazenar. Então fazem compras todos os dias e possuem esse tipo de saber”. 

Camargo deu dicas de alimentos que estão em época boa: alcachofra (sendo que o ápice é em setembro), mandioca, mexerica, carambola, peixes como anchova, sardinha e vôngole. Ainda há uma tabela fornecida no site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), onde estão definidas as melhores estações para consumir diferentes tipos de frutas, legumes, peixes e outros alimentos.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo