Lúdicos e românticos

Louças sanitárias ganham nova expressão e maior autonomia nos lançamentos apresentados na Cersaie 2014, em Bolonha

PUBLICIDADE

Por Marcelo Lima
Atualização:
Da Antonio Lupi, banheira bicolor Foto: divulgação

Maior evento internacional do segmento de cerâmicas, metais e louças sanitárias, a 32.ª edição da Cersaie aconteceu em setembro, na cidade de Bolonha, reunindo 942 empresas – 60% delas italianas – de 38 países. Um número de expositores 12% superior ao do ano passado. 

PUBLICIDADE

Para o público visitante, uma evidente constatação: para além do bem estabelecido branco, uma onda de cor parece ter seduzido a imaginação dos designers e fabricantes de cerâmicas, equipamentos e, principalmente, de louças para lavabos, banhos e banheiros. 

Na linha da febre colorida, novos modelos de lavatórios e banheiras que parecem pretender retomar o papel de protagonistas das áreas molhadas da casa, como acontecia em um passado não tão distante. De preferência, imprimindo uma tonalidade ora lúdica, ora romântica a esses ambientes.

Projetados em descontinuidade visual em relação às demais louças sanitárias, lavatórios, banheiras e até mesmo duchas de banho para áreas externas crescem em tamanho e importância, ganham autonomia compositiva e, não raro, formatos escultóricos. 

Para agradar aos mais ousados, a feira italiana apresentou de lavatórios inesperados a cartelas de cores explosivas, conjugadas a padrões decorativos inéditos. Tudo dentro de um vocabulário visual que remete a possíveis conexões entre natureza e tecnologia.

As banheiras, remontando à estética art déco, voltam a exibir duas cores – preto por fora e branco por dentro, ou vice-versa – assim como formas mais clássicas e contornos mais suaves. Dignos de nota são também os acabamentos de sabor retrô, em tons pastel ou metalizados.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.