Mais por menos

O início do ano é a hora certa para quem quer renovar ou incrementar a decoração aproveitando as ofertas

PUBLICIDADE

Por Natalia Mazzoni
Atualização:
Aproveite os preços mais baixos numa seleção de 69 lojas Foto: Danilo Freire/Estadão

A temporada de liquidação de móveis e acessórios para casa já começou.A oportunidade, claro, é boa para quem quer começar o ano trocando alguns itens como sofás, mesas e aparadores por novos, ou até mesmo para quem quer dar uma cara nova ao ambiente sem gastar tanto, investindo em pequenos acessórios.Mas tanta oferta nas prateleiras pode deixar qualquer um confuso na hora de comprar. 

PUBLICIDADE

Por isso, ouvimos alguns conselhos de profissionais antenados na arte de garimpar bons achados, caso do arquiteto Guilherme Torres, que no ano passado mobiliou um apartamento grande, a pedido do cliente, quase inteiramente com peças de liquidação."Com certeza, é o momento de comprar.Acho que é mais difícil para quem está no meio de um projeto, como alguém que já mora na casa há algum tempo.Sendo assim, opte por itens que você realmente precisa e compre uma ou outra coisa menor para dar um novo respiro para a decoração", diz Torres. 

Para quem está começando a pensar a decoração da casa nova, o arquiteto recomenda ter os olhos bem atentos aos maiores descontos. "Às vezes você imagina que sua sala vai ter um bom sofá branco, mas encontra um escuro com mais de 50% de desconto.Esteja aberto a mudar de ideia, comprar uma peça grande por um ótimo preço pode dar margem para investir em outras coisas que você talvez não pudesse comprar. É só repensar o projeto e seguir em frente, na maioria dos casos vale muito a pena, principalmente quando se trata de peças de mostruário", aconselha. 

O arquiteto e artista plástico José Marton também acredita que garimpar nas liquidações do começo do ano pode trazer ótimos achados."Para mim, o mais legal dessa temporada é sair em busca de uma peça especial, algo que você não compraria pelo preço normal.Se você der sorte, pode conseguir uma peça de design assinado que vai ser o centro das atenções da sua decoração.E não há nada de pejorativo em comprar itens em liquidação: as empresas precisam renovar o estoque", comenta. 

Caso o orçamento não permita um investimento um pouco maior, não precisa se sentir de fora.A arquiteta Maite Maiani acredita que o momento é perfeito para comprar pequenos objetos capazes de renovar a casa para o começo do novo ano."Adoro a ideia de comprar almofadas, tecidos e vasos. É uma maneira de investir na decoração e, com certeza, faz muita diferença.Outro item bacana é o garden seat.Esses bancos estão com tudo e são a cara da estação."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.