PUBLICIDADE

Mesa em mutação

Plantas e insetos brotam de mesa apresentada na Design Miami

Por Marcelo Lima
Atualização:
Os designers austríacos do Mischer" Traxler inspecionam sua criação para a Perrier-Joüet Foto: divulgação

Criar um jardim vivo. Um delicado jogo de esconde-esconde, contrapondo, a todo tempo, delicadas silhuetas de plantas e insetos à superfície tosca, quase sem acabamento de uma mesa de carvalho. Foi essa a proposta dos jovens designers austríacos Katharina Mischer e Thomas Traxler, do estúdio Mischer’Traxler, de Viena, ao conceberem o espaço da Perrier-Jouët, tradicional produtora francesa de champanhe e uma das principais patrocinadoras da Design Miami.

Batizado de Ephemera, o trabalho foi resultado de um processo de imersão da dupla no universo art nouveau que ainda reside na sede da empresa, em Épernay, na França. Aos designers chamaram a atenção tanto as referências ao mundo natural, presentes na marchetaria dos móveis das instalações da casa, quanto o aspecto mecânico envolvido na sua linha de produção de vinho. Daí tantas articulações e motores.

Uma vez desligada,as silhuetas ficavam embutidas, permitindo o uso da mesa Foto: divulgação

“Escolhemos o Mischer’ Traxler, não só pelo domínio demonstrado por eles na criação de instalações cinéticas, mas também porque nós, da Perrier-Jouët, estamos eternamente preocupados em celebrar a natureza. Além disso, esse trabalho representa um tipo de retorno ao objeto decorativo, que é algo que fala muito de perto a nosso passado e aos nossos corações”, afirmou Axelle de Buffevent, diretora da marca.

Na mesa do Mischer" Traxler, silhuetas de plantas e insetos eram permanentemente acionadas por motores Foto: divulgação

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.