1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Para psiquiatra de Harvard, chave para a felicidade está nas relações

- Atualizado: 10 Fevereiro 2016 | 15h 57

Robert J. Waldinger comanda um estudo que monitorou mais de 700 pessoas em 75 anos

Qual é o segredo da felicidade e da longevidade? A pergunta motivou uma equipe de pesquisadores de Harvard a levar um estudo por mais de 75 anos. Chamado de The Study of Adult Development (ou Estudo do Desenvolvimento Adulto), o projeto acompanhou a vida de 724 pessoas.

Os participantes foram entrevistados periodicamente acerca de seu trabalho, sua vida pessoal e sua saúde, desde a adolescência até a velhice, além de passarem por exames médicos.

Segundo o psiquiatra Robert Waldinger, diretor da pesquisa, a principal conclusão do estudo é que a chave para ser feliz e saudável é ter boas relações interpessoais.

Segundo pesquisador, relações seguras e duradouras fazem bem para a saúde e para a memória

Segundo pesquisador, relações seguras e duradouras fazem bem para a saúde e para a memória

Em uma conversa em uma conferência TED, realizada nos Estados Unidos em novembro de 2015, Waldinger lista três grandes lições sobre relacionamentos: conexões sociais fazem bem para os seres humanos; a qualidade das relações importa mais do que a quantidade; relações felizes protegem a saúde em geral e a memória.

Cerca de 60 homens que participaram do estudo ainda estão vivos, a maioria com mais de 90 anos. Os pesquisadores agora pretendem estudar a segunda geração, mais de 2 mil descendentes dos participantes do estudo original. A ideia é identificar como as experiências da infância influenciam a saúde na meia-idade.

Veja a palestra de Robert Waldinger:

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em Vida & EstiloX