PUBLICIDADE

Mercado Livre investe em moda e cria canal exclusivo para a área

Maior site de venda online no Brasil aposta no segmento ao lançar categoria exclusiva, com foco em marcas e roupas

Por Marina Domingues
Atualização:
Nova plataforma tem busca direcionada e experiência de compra para o cliente 

O crescimento por buscas específicas em moda no ano de 2013 abriu os olhos da empresa para a força do segmento fashion dentro do site. O aumento em produtos vendidos foi de 40% - maior que a média do portal, que varia entre 25 e 30%. Quem afirma é Leandro Soares, diretor de Marketplace do MercadoLivre. "Foi o momento de estruturar o produto, para movimentar a oferta em 2014." O primeiro passo foi a criação de lojas oficiais, que começaram a ser criadas em janeiro deste ano, e ficam hospedadas dentro do Mercado Livre, mas com buscas e layouts específicos, criados pelas marcas ou multimarcas. O número pulou de 11 para mais de 100 em menos de um ano. Com base nessa evolução, a empresa decidiu apostar em uma vertical exclusiva para o setor, o MercadoLivre Moda, lançada em na segunda quinzena de novembro, com marcas como Carmin, Forum Lingerie e TVZ. 

"A demanda por moda é diferente de outras categorias do varejo, essa venda é mais passional e exige uma dinâmica diferente", afirma Leandro. Esse tratamento especial requer uma equipe com expertise na área, que desenvolveu a nova plataforma fashion do endereço virtual, que conta inclusive com um sistema de busca alternativo, com possibilidade de filtrar marcas, coleções e categorias. "Em 24 categorias, moda e beleza estão nas posições 5 e 6 em vendas, isso não pode ser ignorado", conta o diretor. A página, que acaba se tornando um shopping virtual, tem 2 mil buscas por segundo, que culminam em 150 vendas por minuto. "As marcas nos procuram em busca dessa imensa vitrine." 

Leandro Soares, diretor de Marketplace do MercadoLivre, afirma que as vendas de moda cresceram 40% em 2013 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.